Festa de criança: por que e a partir de qual idade?

Festa infantil faz parte do estágio de aprendizagem e crescimento da criança. Mas qual é o melhor momento para fazer uma festa de aniversário?

A infância é uma das fases mais importantes da vida. Nela vivem-se momentos que serão lembrados na fase adulta. Por isso é tão importante fazer desse período algo bom e saudável para que bons sentimentos sejam cultivados. Brincadeiras, viagens, passeios, as amizades da escola, e, principalmente as festas de aniversário, estarão para sempre na memória. Mas quando o assunto é festa de criança, sempre surge uma dúvida: qual é a melhor idade para começar a fazer?

Alguns acham que é necessário esperar a criança ter mais alguns anos para que ela possa aproveitar mais a festa. Outros acham que  a festa de 1 ano é a principal comemoração.

O certo é que a maioria dos papais e mamães gosta e quer comemorar a passagem dos anos dos pequenos. E quem não gosta de festa de criança, não é mesmo?

Festa de criança: Por que não deixar de fazer?

Como já falamos aqui no início, a infância desse ser um período da vida recheado de bons momentos. São eles que formarão um indivíduo equilibrado e emocionalmente saudável. Por isso, há inúmeras razões para que as festas de criança façam parte desse estágio de aprendizagem e crescimento.

Quando os pais decidem, por exemplo, não fazer uma festa de aniversário para os filhos, além de gerarem decepção na criança estão também diminuindo as possibilidades de crescimento dela. Para as crianças as festas são um ritual importante de passagem de ciclos e de aprendizagem. É o que diz uma pesquisa realizada pela PHD Jacqueline Woollen da Universidade do Texas. Ela explica ainda que eventos sociais como as festas de criança são parte importante para o desenvolvimento cognitivo das crianças, principalmente para aspectos como envelhecimento e rejuvenescimento.

As festas não necessitam estar obrigatoriamente relacionadas a eventos grandiosos e que despendam de um alto investimento financeiro. Cada família pode e deve encontrar maneiras que caibam no bolso para celebrar esse momento.

Então, qual a melhor idade?

Agora já não há dúvidas de que as festas de criança são momentos importantes e que devem ser realizadas.  Entretanto, sobre a idade certa para começar a produzir essas festas ainda não se tem uma resposta exata, pois dependerá do que pensa cada família.

Em relação a festas de 1 ano, sempre lembramos do comentário de um cliente que durante a festa de sua quarta filha foi perguntado porque ele sempre comemorava o primeiro ano se a filha não iria se lembrar. "A minha filha não vai se lembrar mas eu vou me lembrar pelo resto da vida de estar comemorando os maiores presentes que a vida me deu." - Respondeu

A psicóloga Flávia Strauch, da Sociedade Brasileira de Psicanálise explica que "Comemorar a transição de um ano para o outro contribui positivamente para o desenvolvimento emocional, cognitivo e físico da criança. Porém ela não possui o tempo cronológico claro até os cinco anos".  

É evidente que crianças com mais idade, a partir dos 4 anos, irão aproveitar melhor a festa e têm mais chances de lembrar dela no futuro. Mas o importante mesmo é não deixar de celebrar  esse período tão curto e fantasioso que é a infância.